Comunidade Católica Oásis
Quem Somos

O Papa João XXIII clamava ao Espírito Santo dizendo: “Repita-se, pois agora, na família cristã, o espetáculo dos apóstolos reunidos em Jerusalém depois da Ascensão de Jesus ao céu, quando a Igreja nascente se encontrou toda reunida em comunhão de pensamento e oração, com Pedro e em redor de Pedro, Pastor dos cordeiros e das ovelhas. Digne-se o Espírito Divino escutar, de maneira mais consoladora, a oração que todos os dias sobem até Ele de todos os recantos da terra: ‘Renova em nossos dias os prodígios como em um Novo Pentecostes e conceda que a Santa Igreja, reunida em unânime e mais intensa oração em torno de Maria, Mãe de Jesus e guiada por Pedro, propague o reino do divino Salvador, que é reino de verdade, de justiça, de amor e de paz. Assim Seja’”. Em resposta a esta oração aconteceram muitos fenômenos espirituais e um novo chamado para que os leigos efetivamente se ocupassem na construção do Reino de Deus, assumindo o seu Batismo.

É desta providencial redescoberta da dimensão carismática da Igreja que, antes e depois do Concilio, foi estabelecida uma forma marcante de crescimento para os Movimentos Eclesiais e as Novas Fundações.

Carisma

O Carisma Oásis nasceu a 08 de maio de 1988. Na diocese de Caxias do Sul reuniam-se Maria Francisca C. Longhi, Mosart Roque Longhi, Gislaine T. Benedetti, fundadores da Comunidade Católica Oásis, e outros irmãos na fé para o encontro chamado “Retiro de Escuta”, que marcou o início da Comunidade. Vivíamos o tempo em que a Igreja conclamava a todos para uma nova evangelização, com novo ardor e novos métodos.
Somos frutos do batismo no Espírito Santo e fomos chamados a um singular e fecundo aprofundamento da consagração batismal ao Carisma Oásis, na Pobreza, Castidade e Obediência ao Autêntico Magistério da Igreja Católica Apostólica. Somos uma graça para os tempos de hoje, denominada por São João Paulo II uma Nova Fundação (documento Vida Consagrada n 62 ). Somos uma família composta por jovens e adultos, mulheres e homens, nos diversos estados de vida, tendo em comum: chegar à santidade.

Cada um que é autenticamente escolhido por Deus como Vocação Oásis é atraído irresistivelmente a esta maneira de viver: ser verdadeiros adoradores em Espírito e Verdade como filhos – este é o Carisma que o Senhor nos concedeu. A fidelidade absoluta à Palavra de Deus, ao autêntico Magistério e à Tradição da Igreja é o caminho que nos leva a alcançar esse objetivo. Viver em escuta e transformar-se em voz do Pai. “…mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em Espírito e Verdade, e são estes adoradores que o Pai deseja. Deus é Espírito e seus adoradores devem adorá-Lo em Espírito e Verdade”.(Jo 4)

Nome

O nome Oásis, por inspiração divina, significa o lugar que oferece Água Viva e vegetação acolhedora. O homem, sedento e fatigado em sua viagem pelo deserto da vida, ali encontra descanso ao confrontar-se com Aquele que é a Verdade e que faz emergir a verdade do coração humano. “Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viajem, sentou-se à beira do poço. Era pelo meio dia.” (Jo 4,6)

Nosso Carisma está, na sua essência, na página da Samaritana, no Evangelho segundo São João, capítulo 4, em que aquela mulher se encontra com Jesus no poço e recebe d’Ele a Água Viva. A Samaritana é a alma do Vocacionado Oásis que traz sua verdade, sua essência, sua história, sua sede profunda de amor, e na intimidade e liberdade no diálogo com Cristo, descobre as profundezas de seu ser inquieto, recebe a revelação de Jesus e torna-se testemunha junto ao povo.

 

Sinal

O sinal que nos identifica é a Cruz da Unidade. Este sinal mostra a presença da Santíssima Trindade, de Maria e da Igreja em todo o nosso ser e fazer. Nesta Cruz se faz presente o olho paterno de Deus sempre atento e amoroso, envolvendo seus filhos; Jesus, em sua entrega total e abandonada no sacrifício supremo da cruz; Maria, de pé aos pés da cruz, onde é entregue como Mãe de todos os homens; a Igreja, que nasce do Sangue e da Água do Coração de Jesus transpassado pela lança; o Espírito Santo, sustentando com Sua força o todo deste mistério redentor, representado pela auréola que contorna a cabeça de Jesus.

Somos chamados a viver num eterno, amoroso e filial relacionamento com Deus, que deverá ser para sempre o nosso tudo. Que as realidades humanas, em todas as suas dimensões e extensões, sejam restauradas em Cristo Jesus, o Filho do Deus Vivo.

 

QUEM SOMOS
SANTOS BALUARTES
MISSÃO
SEJA OÁSIS
ONDE ESTAMOS
Casa de Oração São Pio de Pietrelcina
Rua Feijó Júnior,275
São Pelegrino Caxias do Sul / RS - CEP 95034-160
(54) 3028-8881
Sede da Comunidade Oásis
Capela Nossa Senhora Mãe de Deus
Rádios Mãe de Deus AM 1370 e FM 107.9
Endereço: Bairro Pedancino – Caxias do Sul-RS
(54) 3028-3888
faleconosco@comuniodadeoasis.org.br